Resenha: Black Sabbath: Biografia – Destruição Desencadeada (Livro).

black sabbath

Há exatas duas semanas, terminei de ler o livro “Black Sabbath: A biografia – Destruição desencadeada” e pensei durante este tempo se valeria a pena resenha-la e fazer um post por aqui.

Claro, nunca que o Who Cares? Zine teve muitos acessos e creio que, desde o seu começo (em 2005/6 talvez) nunca foi algo popular. Hoje em dia não tenho mais que 10 acessos e isso quando eu posto algo e muito além, dependendo do que posto. Bom, não estou aqui pedindo acessos à quem quer que esteja por aqui neste momento e na verdade, prefiro que as pessoas quem venham a acessar, venham por livre e espontânea vontade.

Já tive vontade de fazer algumas entrevistas em áudio com bandas da cidade, criar podcasts e resenhar além de livros e cds, alguns shows ou qualquer outra coisa, mas sinto que não vale a pena. Tanto esforço não vale a pena, não aqui.

Então, prefiro ficar apenas com os materiais que eu adquiro, seja através de download ou comprando mesmo… Chega de frescura e vamos ao que me interessa.

Esse foi o tipo de livro que me dei de presente, porém, antes de começar a lê-lo, ficou lacrado durante pouco mais de 1 ano… Pura preguiça, confesso.

Bem, essa biografia foi escrita por Martin Popoff e segue toda história do Sabbath desde antes mesmo de seu embrião, Earth até o último disco de estúdio, 13, ou seja, abrange todos os lançamentos do Black Sabbath. A história segue em ordem cronológica e conta com vários trechos de entrevistas dos integrantes e alguns roadies no decorrer do livro. Não é um livro de fácil leitura e num primeiro momento fica até mesmo chato para se manter afoito pela história que se segue. Em determinados momentos fica muito cansativo e são poucos os momentos que se sagram interessantes.

Eu sou do tipo de fã que gosta de quase tudo quanto é material lançado pelo Black Sabbath, não sou o fã número 0, mas gosto de 98% das coisas já lançadas pela banda, logo esse livro não foi uma decepção. A editora Darkside ficou responsável pela edição, lançamento e distribuição no Brasil. O prefácio ficou por conta de Andreas Kisser (do Sepultura). Quanto a arte que segue, não pecou em nada! É um livro com uma parte gráfica sensacional, capa dura, muito bem ilustrado e a diagramação remete à Bíblia Sagrada. Conta também com várias fotos de todas as fases possíveis da banda. No decorrer de alguns capítulos é possível observar erros grotescos de concordância gramatical.

Antes, acho importante dizer que as fases do Black Sabbath são ditadas pelos vocalistas que passaram por lá, logo, foi algo totalmente previsível o foco dado pelo autor nas fases ditas mais importantes, como a de Ozzy, do Dio e por um breve momento na fase do Ian Gillian, de resto é totalmente perceptível a falta de comprometimento e ênfase do mesmo ao escrever sobre as outras fases.

Foi interessante notar durante a leitura, como uma banda como o Sabbath se manteve por baixo durante muito tempo… Isso prova que não existem limites na mainstream. Interessante também poder obter algumas informações mesmo que dadas com certa falta de entusiasmo sobre álbuns como Headless Cross, Tyr, Cross Purposes e em especial Tony Iommi feat. Black Sabbath – Seventh Star e também sobre a banda Heaven and Hell (formada por Iommi, Butler, Dio e Appice). Claro, pode-se dizer que algumas fofocas jurássicas são interessantes, como os chiliques do Dio, algumas loucuras de Ian Gillian e o pé atrás que Tony Martin teve durante 2 anos antes de saber de fato fazia parte do Sabbath ou não, por exemplo.

Para maiores informações sobre o livro: www.darksidebooks.com.br/black-sabbath/

Anúncios
Este post foi publicado em 15 de outubro de 2014 às 10:34 pm. Ele está arquivado em Resenha literária e marcado , , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: